Top 7 de Filmes de Natal




1. A Felicidade Não Se Compra (1946)
O clássico oficial do Natal americano - a opção mais garantida pra se ver em família e celebrar o espírito de fim de ano. Na verdade não é literalmente um filme de Natal, com Papai Noel, trenó, etc... mas ele evoca de forma sensível os valores de família e amizade que as pessoas procuram resgatar nessa época. É certamente um dos meus filmes favoritos.





2. Esqueceram de Mim (1990)
Quando criança, essa era minha referência do que seria a família ideal, a casa ideal, a infância ideal, o Natal ideal. É um roteiro brilhante e original de John Hughes (que produziu mas não dirigiu o filme) e ganha vida com o carisma inigualável de Macaulay Culkin. A trilha de John Williams é o Natal reduzido a áudio . O segundo também entra aqui de carona.





3. Uma História de Natal (1983)
Pouca gente conhece no Brasil mas é talvez o filme natalino mais querido dos EUA. Único, quase um cult, é levemente excêntrico e tem toques de humor negro - mas não deixa de ser apropriado pra família toda. Quem faz a mãe é Melinda Dillon de Close Encounters.






4. Férias Frustradas de Natal (1989)
Depois de um 2º capítulo menos memorável, a série ganha vida nesse episódio de Natal com a família Griswold onde absolutamente tudo dá errado. É um desses filmes que mesclam vários tipos de humor... Muito difícil não se divertir. Como já disse, pra mim é a versão "live-action" da família Simpson.






5. Noite do Terror (1974)
Quem quiser fugir do óbvio, esse slasher com Olivia Hussey (Romeu & Julieta) e Margot Kidder (Lois Lane original) é um dos melhores do gênero e influenciou Halloween, Sexta-Feira 13, etc. Curiosamente, é de Bob Clark, o mesmo diretor de Uma História de Natal.







6. Milagre na Rua 34 (1947)
Não é a refilmagem de 94 e sim o clássico com a Natalie Wood com apenas 8 anos no papel central. Tem cenas gravadas na parada real da Macy's de Thanksgiving - onde Edmund Gwenn foi de fato o Papai Noel.








7. Duro de Matar (1988)
Esse apenas se passa no Natal - é uma espécie de Home Alone adulto. Tem filme que é tão conhecido que a gente acha que viu mas não viu de verdade (ou viu há muito tempo e já esqueceu). Quando aluguei Duro de Matar percebi que só tinha uma noção muito vaga do filme. E ele é bem melhor do que a gente lembra!